Ornamentação de cães para exposição - Veja o que dizem os veterinários

A ornamentação de animais , através da tosa e pintura , é um belo trabalho . Sem dúvidas, esses pets fazem um grande sucesso nas exposições. Contudo , muitos preocupam-se com a saúde dos animais que são submetidos a esse tratamento que os transformam em objetos de arte . 

Criadores e veterinários garantem que , tomados os devidos cuidados, não haveria qualquer problema em ornamentar os animais .
Veja quais seriam esses cuidados e , na dúvida , opte por ser um bom amigo para aquele é o nosso melhor amigo.

Tosa e pintura decorativa em cachorro



Pintura em cachorro
Segundo o zootecnista Alexandre Rossi, cachorros não percebem as cores da mesma forma que humanos, por isso, podem não dar muita bola para a transformação estética. Se os cuidados necessários forem tomados e o animal tenha uma personalidade mais “desinibida”, a graça não só não faz mal à saúde como pode animá-lo.



Poodle gigante com pintura e tosa ornamental
- Em relação ao estado psicológico do animal, é preciso saber que certos cães estão mais acostumados a procedimentos estéticos como tosa e tintura. Se for o caso, até podem entender aquilo como carinho e atenção. Por outro lado, tem cachorro que não gosta de ficar paradinho, prefere ficar brincando. Depende do temperamento. 


Poodle gigante com tingimento e tosa criativa
Alexandre Rossi também avisa que alguns animais acabarão se irritando com a reação das pessoas ao verem-no diferentes. 
- Apesar de não darem tanta bola para a mudança de cor do próprio pelo, eles ficam ligados no modo como nós nos comportamos ao seu lado. É comum, por exemplo, um cachorro ficar “com vergonha” quando tosado. Isso está associado a um animal mais inseguro, que se sente mais frágil com mudanças. Ele se sente, vamos dizer assim, estranho. É importante levar em consideração como os outros vão se comportar em relação ao cachorro. Isso pode mudar a percepção dele em relação ao mundo. Para o bem ou não. 


Tingimento e tosa artística
Para esses animais, o olfato, a audição e o paladar têm importância maior, explica o veterinário José Manuel Mourino. 
- Teoricamente, segundo o que nós conhecemos sobre cães, a mudança de cor não seria tão desconfortável. É diferente de passar um perfume. Com certeza o deixará muito mais incomodado. 
Para não correr o risco de desagradar ao pet com a mudança, a dica do zootecnista é ir devagar com a transformação. O melhor é ir percebendo a reação do bichinho. 


O produto certo no cachorro certo


Tosa criativa em cachorro
Segundo a criadora de poodles gigantes para competições de animais, Luciana Oliveira, o principal é ter cuidado com a escolha do produto a ser usado. 
- Qualquer tintura à base de amônia faz mal ao animal, pois essa substância cai na corrente sanguínea e afeta o sistema neurológico. Há possibilidade até de morte. Devem ser usados apenas produtos naturais, como a anilina, que é empregada não só para esse fim, mas também na coloração de bolos de festa. Não aconselho nem a henna em bichos. 



Poodle gigante em exposição
     Outros problemas que podem ocorrer durante o tingimento com produtos inadequados, explica a criadora, são a contaminação nos olhos e o envenenamento (caso o bicho engula a substância ou a inspire). 
Por fim, antes de sair pintando seu pet com o produto indicado, é imprescindível fazer um teste para descobrir uma possível alergia à tintura - mesmo que ela seja testada e aprovada em animais, avisa Luciana. 



Exposição de cães - tosa artística
- O correto é pincelar o produto a ser usado na parte de trás da coxa do cachorro e deixar agindo por 24 horas. Sem lavar nem enxaguar. Caso não haja nenhuma reação estranha, a tintura está liberada. 
Segundo a especialista em estética canina, as raças mais indicadas para a transformação são as que possuem temperamento dócil e pelo cacheado.
- Poodles são perfeitos para isso. Eles ficam "se sentindo".
(Fonte:http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/tome-cuidado-antes-de-tingir-o-pelo-do-seu-cao-20110204.html)
Ornamentação canina



Tingimento tigrado em cachorro

Decoração de leopardo em cachorro

Ornamentação de cães

Ornamentação de cães
Ornamentação de poodle gigante

Cão de exposição

Cães de exposição

(Fotos extraídas de sites de busca)





Comentários