Pastor-alemão - Temperamento, características, origem...

Pastor alemão
Pastor alemão
Temperamento
O Pastor Alemão é um dos cães mais inteligentes e é muito dedicado à sua missão. É uma raça muito versátil, devotado, leal e fiel aos donos. Se dá bem com outros animais domésticos. Eles são cães calmos e ficam ainda mais calmos depois de adultos, com 2 anos de idade. Não é um cachorro medroso, adora receber carinho e elogios da família. É um cão vigilante e alerta e pode ser um pouco reservado com estranhos. Se não deseja tê-lo pra guarda, acostume-o desde cedo à presença de visitas e pessoas que ele não conheça. É muito atento e tem um olfato invejável, por isso é muito usado pela polícia, sendo até chamado de “cão policial”. Na polícia ele é usado para ataque, rastrear drogas, buscar corpos em escombros e localizar pessoas desaparecidas. O Pastor Alemão tem mais o perfil de defesa do que de ataque. Não deve ser criado pra atacar, pois pode se tornar muito violento. É uma raça que se dá bem com crianças e idosos, são pacientes e tranquilos. Importante acostumarem desde cedo à presença de crianças e pessoas mais velhas.


Pastor-alemão ou lobo-da-alsácia (em alemão: Deutscher Schäferhund) é uma raça canina proveniente da Alemanha. Em sua origem era utilizado como cão de pastoreio de rebanhos. Atualmente é mais utilizado como cão de guarda e companhia.
É considerada umas das raças mais numerosas e estudadas no mundo.

Histórico
Provável descendente de cães pastores do noroeste deste país europeu cruzados com lobos da região, o pastor alemão teve seu primeiro exemplar registrado no século XX, pelo aposentado da cavalaria alemã chamado Max von Stephanitz. Propagandeados como mensageiros, batedores e carregadores, serviram ao exército alemão na Primeira Guerra Mundial, chamando a atenção dos exércitos inimigos, que levaram alguns exemplares consigo ao fim da guerra. Popularizados nos Estados Unidos e Reino Unido, tornaram-se celebridades da tv e do cinema, figurando em produções cinematográficas como Rin-Tin-Tin.

Na década de 1970, já visto como um dos caninos mais difundidos do mundo, o pastor alemão começou a passar por cruzamentos levianos, que geraram animais problemáticos e mais propensos as doenças comuns da raça, como a mielopatia degenerativa e a displasia coxofemoral.

Um pastor alemão adulto.
Atualmente, o pastor alemão é visto como o cão policial e militar mais bem sucedido do mundo, representando lealdade, agilidade, cautela e amizade. Embora esteja disputando espaço com o Pastor belga malinois.
É ainda bem sucedido como animal de pastoreio, provas de obediência como Schutzhund, localização e agilidade, guarda residencial e pessoal, já que seu adestramento não representa dificuldade para donos experientes.

Características físicas
O pastor-alemão é um cão de porte médio a grande, os machos possuem entre 60 e 65 cm na altura da cernelha e pesam entre 34 e 43 kg.
Sua pelagem, de sub-pelo denso e duro, varia nas cores: castanho com capa preta, preto e castanho, totalmente preto, e cinza.
Pastor alemão preto
Dentro das características do cão Pastor Alemão encontramos as seguintes cores permitidas. Excetuando o branco, todas as cores são permitidas no cão Pastor Alemão: preto, cinza-ferro, cinza ou unicolor ou com partes marrom, amarelo, bege e cinza claro, capa-preta e todas as suas variações. Em todos esses tipos, uma pequena mancha branca no peito não é sinal de defeito.
O sub pelo é, com exceção dos animais pretos, sempre levemente coloridos (cinza claro). O focinho deve ser negro em todas as variações. Falta de máscara, olhos claros, unhas claras e ponta da cauda vermelha são considerados debilidade de pigmentação.

A cor cinza tem distintas descrições segundo diferentes pontos de vista. Todas as variações devem ser consideradas cinza.

A pelagem branca, apesar de estar fora do padrão oficial, por exemplo, não é tão incomum, e em 2002 foi reconhecida pela FCI como uma nova raça separada em virtude dos esforços de criadores suíços . Sendo considerado como pastor branco suíço.

Nome original
Deutscher Schäferhund
Outros nomes
Lobo-da-alsácia
País de origem
 Alemanha
Características
Peso macho
35-43 kg
Peso fêmea
25-35 kg
Altura macho
60-65 cm na cernelha
Altura fêmea
55-60 cm na cernelha
Expectativa de vida
9-13 anos


(Fonte: Wikipédia)


Comentários