CONHEÇA A LONTRA - MAMÍFERO DE HÁBITOS AQUÁTICOS

Lontra
Este animal possui uma pelagem com duas camadas, uma externa eimpermeável e outra interna usada para o isolamento térmico. O corpo, por sua vez, é hidrodinâmico, preparado para nadar em alta velocidade.  A lontra é capaz de assobiar, chiar e guinchar. Pode ficar submersa durante 6 minutos e ao nadar pode alcançar a velocidade de 12 km/h.
Geralmente, a lontra tem hábitos noturnos, dormindo de dia na margem do rio e acordando de noite para buscar alimento. Os grupos sociais são formados pelas fêmeas e pelos seus filhotes. 
Características: Possui o pelo curto e denso, com o dorso marrom e a parte inferior do corpo amarelada, cabeça achatada e redonda. Sua cauda é musculosa, flexível, larga na base e estreita na ponta. As pernas são curtas, possuindo uma membrana entre os dedos para facilitar o deslocamento na água. Pode pesar até 14 kg e medir entre 55 a 80 cm de comprimento (da cabeça ao corpo) e tem entre 30 a 50 cm de cauda.

A lontra adulta mede entre 55 a 120 centímetros de comprimento (incluindo a cauda) e pesa até 35 quilos. Embora a sua carne não seja comercializada em larga escala, a lontra faz parte da lista de animais ameaçados de extinção principalmente pelo alto valor da sua pele e pela depredação dos ecossistemas, aos quais a lontra está adaptada.
Lontra
Gestação: dura cerca de dois meses.
Número de filhotes: 1 a 5.
Alimentação: Peixes, aves e mamíferos.

Curiosidades: É um animal de hábitos noturnos. É sociável, brincalhão e adora se divertir na lama. Refugiam-se em tocas formadas por galerias, em locais próximos da água, onde haja uma vegetação aquática abundante.

Alerta: Atualmente, devido à caça seletiva que sofre, por causa da alta cotação de sua pele e a depredação de seu habitat, encontra-se escassa. Ainda, por emitir continuamente um som característico, a lontra jovem é facilmente descoberta pelos caçadores.

Geralmente, a lontra tem hábitos noturnos, dormindo de dia na margem do rio e acordando de noite para buscar alimento. Os grupos sociais são formados pelas fêmeas e pelos seus filhotes. Os machos não vivem em grupos e só se juntam a uma fêmea na época de acasalamento. O período de gestação da lontra é de cerca de 2 meses, produzindo de um a cinco filhotes.
Lontra boiando
Nome científico: Lontra longicaudis.
Nome em inglês: Neotrpical river otter.
Ordem: Carnívora.
Família: Mutselidae.
Habitat: Rios e lagos.
Distribuição geográfica: México à Argentina, passando pelo Brasil.



O seu habitat natural é o rio, onde busca alimentos, como peixes, crustáceos, répteis e, com menos frequência, aves e pequenos mamíferos.
Alimentos preferidos da lontra

Comentários